Com o objetivo de reduzir a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para procedimentos especializados, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) promove neste sábado (28), a partir das 8h, um mutirão de cirurgias urológicas. A ação faz parte da iniciativa “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas”, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Serão realizados 20 procedimentos com foco em pacientes que aguardam por cirurgias eletivas. Entre os atendimentos previstos estão dois casos de nefrolitotripsia percutânea, dois de ureterorrenolitotripsia flexível, quatro ressecções transuretrais (próstata e bexiga), três retiradas de cateter duplo J e nove vasectomias. O mutirão contará com cinco médicos urologistas, quatro residentes e dois estudantes internos, além de anestesistas, enfermeiros e técnicos do Bloco Cirúrgico do HC.
“O mutirão tem como finalidade principal oferecer alívio aos pacientes que enfrentam longas esperas por cirurgias no SUS, promovendo saúde e qualidade de vida com mais agilidade”, afirma o chefe da Assistência em Urologia do HC, Fábio Villar.
A ação integra uma política nacional de ampliação do acesso a atendimentos especializados nos hospitais universitários federais, com a meta de aumentar em até 40% o número de cirurgias e exames. O programa segue os moldes do “Dia E: Ebserh em Ação”, que em 2023 realizou quase 28 mil cirurgias e mais de 100 mil exames em todo o país.
Cada procedimento realizado no mutirão possui finalidade específica. A nefrolitotripsia percutânea, por exemplo, é indicada para remoção de cálculos renais grandes por meio de uma incisão nas costas. Já a ureterorrenolitotripsia permite a remoção dos cálculos por vídeo, através da uretra. A ressecção transuretral é indicada para hiperplasia benigna ou tumores da bexiga, enquanto a retirada de duplo J remove cateteres usados em tratamentos renais. Já a vasectomia é uma cirurgia contraceptiva masculina.
Desde 2013, o HC-UFPE integra a Rede Ebserh, que administra 45 hospitais universitários em todo o Brasil. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh alia assistência pelo SUS com ensino e pesquisa, fortalecendo o sistema público de saúde com gestão qualificada e foco em inovação.
Informações da Assessoria - Foto/ Imagem: Divulgação/ Thamires de Paula
0 Comentários