O Programa TV Direitos Humanos (TVDH) exibe nesta segunda-feira (3), às 13h30, pela TV Pernambuco (TVPE), uma edição especial sobre o tema “A Cobertura Midiática e o Enfrentamento ao Feminicídio”, discutindo o papel da imprensa na construção de uma narrativa responsável e transformadora sobre a violência de gênero. A jornalista e educomunicadora Andrea Trigueiro conduz a conversa com Fábia Lopes, jornalista, advogada, pesquisadora e especialista em feminicídio, e Priscila Lapa, também jornalista, advogada e cientista política, que analisam como a forma de noticiar casos de feminicídio pode influenciar o debate público e as políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
No quadro Conexão TVDH, a repórter Janielly Azevedo apresenta uma reportagem sobre o Instituto Patrícia Galvão, organização que atua há mais de duas décadas na defesa dos direitos das mulheres e no monitoramento da representação feminina na mídia. Já no Fala Povo, o programa dá voz ao público com a pergunta: qual o impacto que a imprensa causa quando noticia casos de feminicídio? — estimulando a reflexão coletiva sobre o papel social da comunicação.
No espaço Educar para os Direitos Humanos, o repórter Luiz D’Castro traz uma questão da estudante Isadora Alves, ampliando o diálogo entre juventude, mídia e direitos humanos. A acessibilidade é garantida pela presença da intérprete de Libras Sandra Rosa, da Unicap, reforçando o compromisso do programa com a inclusão e a comunicação para todos.
O TVDH é transmitido na TVPE, disponível no canal 46.1 (Recife e Região Metropolitana), 12.1 (Caruaru) e 13.1 (Petrolina). A edição também pode ser acompanhada ao vivo pelos sites tvpernambuco.pe.gov.br e tvt.org.br. Quem perder a exibição pode rever os episódios no canal da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara, no canal do curso de Jornalismo da Unicap, e na TV dos Trabalhadores (Rede TVT).
Produzido por estudantes de jornalismo do Projeto de Extensão EducomDH – Educomunicação e Direitos Humanos na Mídia, o TVDH é uma iniciativa da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara, em parceria com a Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação, o Cendhec, o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PE) e o Centro das Mulheres do Cabo (CMC). A produção é de Janielly Azevedo, Luiz D’Castro e Marcelo Dantas, sob coordenação e direção da jornalista Andrea Trigueiro.
Informações da Assessoria - Foto/ Imagem de Destaque: Reprodução/ VT

0 Comentários