Nem a chuva desanimou as mães e crianças que participaram da Caminhada de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizada este domingo (06), em Muribeca dos Guararapes, Jaboatão dos Guararapes. A iniciativa, promovida pelos grupos UniTEA (União das Mães Atípicas de Muribeca) e Maternidade Amor, integrou a programação da Semana Municipal de Conscientização sobre o TEA, organizada pelo Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), coordenado pela primeira-dama do município, Andréa Medeiros.
O evento reuniu cerca de 100 crianças com autismo, acompanhadas de suas mães e familiares. A concentração teve início às 16h no antigo terminal de ônibus da comunidade, de onde o grupo seguiu em caminhada até as ruínas da Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos. Um trenzinho colorido garantiu o conforto e a segurança das crianças durante o percurso.
Para muitas famílias, como a da dona de casa Mikaelle Lima, de 37 anos, foi uma experiência inédita e significativa. “É sempre importante participar dessas ações porque é um momento de descontração para meu filho e de interação com os outros garotos do bairro”, comentou. Ela levou o pequeno Lucas Gabriel, de sete anos, pela primeira vez ao evento.
A caminhada também reforçou o papel dos grupos UniTEA e Maternidade Amor, ambos formados por mães que compartilham experiências e buscam apoio mútuo por meio das redes sociais. “Nossa ideia é fazer ações, como passeios e encontros, para aproximar as pessoas. A caminhada teve esse papel, como também de conscientizar a sociedade a abraçar essas mães”, explicou Damona Bezerra, representante da UniTEA.
A ação emocionou quem participou e reforçou a importância de políticas públicas e espaços de acolhimento que garantam dignidade e inclusão às crianças com TEA e às suas famílias.
0 Comentários