Arte, inclusão e férias movimentam o MEPE com mostra interativa de Jaildo Marinho


A exposição Metamorfismo, do artista franco-brasileiro Jaildo Marinho, em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) até 10 de agosto, está ampliando o acesso à arte com recursos de acessibilidade, como a audiodescrição para pessoas cegas. A iniciativa possibilita que o público com deficiência visual tenha contato com as obras por meio da escuta detalhada de suas formas, materiais e significados.

A mostra reúne trabalhos que resgatam as origens humildes de Jaildo em sua cidade natal no interior de Pernambuco, ao mesmo tempo em que dialogam com a estética refinada da arte contemporânea francesa, fruto de sua trajetória internacional. Para o produtor geral, Will Albuquerque, a proposta reforça a importância da inclusão cultural. “O acesso à arte é um direito de todos. Ter opções de acessibilidade engrandece a exposição e a torna mais inclusiva”, destacou.

Além da audiodescrição, o museu promove visitas mediadas, realizadas todas as quartas-feiras, das 15h às 16h30, e sextas-feiras, das 10h às 11h30. Durante essas visitas, mediadores especializados guiam os participantes, explicando os processos criativos e significados das obras. A atividade é gratuita, mediante inscrição prévia pelo link (https://tr.ee/xWr9M_iZ40) ou pelo perfil do MEPE no Instagram (@museudoestadope).

Como parte da programação de férias, também será oferecida uma oficina infantil de escultura em sabão, voltada para crianças a partir de 7 anos. A atividade lúdica, inspirada no uso do sabão como matéria-prima afetiva nas obras de Jaildo, busca aproximar os pequenos do universo da arte e da escultura, incentivando a criatividade e a experiência prática.

As oficinas acontecerão nos dias 30 de julho, das 10h às 11h30, e 1º de agosto, das 15h às 16h30. Não há necessidade de inscrição prévia, mas as vagas são limitadas e a participação será organizada por ordem de chegada. As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

A entrada para a exposição e todas as atividades é gratuita. O MEPE funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.


Informações da Assessoria - Foto/ Imagem: Divulgação/ Vanessa Lima

Postar um comentário

0 Comentários