Rede REDEFEM realiza 2º Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar em João Pessoa


O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB) sedia até esta sexta, dia 22 de agosto, o 2º Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar (ENOE), promovido pela Rede de Estudos Jurídicos e Femininos (REDEFEM). O evento será realizado no Centro Universitário Uniesp, em João Pessoa, e integra a programação especial pelos 40 anos de instalação do TRT-PB.

A abertura acontece no dia 20, às 18h30, com a entrega da Medalha REDEFEM a mulheres protagonistas na luta contra a violência e a palestra da coordenadora do “Programa Petrobras contra as Violências Sexuais e no Trabalho”, Ana Gawryszewski.

O ENOE reúne ouvidores(as) de todo o Brasil, magistrados(as), representantes da sociedade civil, além de meninas e mulheres de povos tradicionais e comunidades periféricas. Estão previstas oficinas, grupos de trabalho e palestras sobre justiça de gênero, diversidade, direitos humanos e políticas públicas.

No dia 21 de agosto, os participantes se dividem em Grupos de Trabalho (GTs). Entre os temas: Justiça com perspectiva de gênero, boas práticas em ouvidoria, políticas públicas sobre gênero e etarismo, além de inclusão e saúde.

Já no dia 22 de agosto, o destaque será a palestra da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda, uma das vozes mais atuantes na defesa da equidade e do fortalecimento institucional contra a violência de gênero.

De acordo com a presidente do TRT-PB, desembargadora Herminegilda Leite Machado, o objetivo é fortalecer as ouvidorias como espaços estratégicos de escuta e acolhimento, fundamentais no enfrentamento à violência doméstica e no trabalho.

A expectativa é reunir mais de 300 participantes, consolidando o ENOE como espaço nacional de articulação pela defesa das mulheres. A realização é do TRT-PB, REDEFEM e Escola Judicial da 13ª Região, em sintonia com a campanha Agosto Lilás e os 18 anos da Lei Maria da Penha.

O encontro reforça o compromisso das instituições com a construção de políticas públicas de gênero, combatendo o assédio, a discriminação e todas as formas de violência contra a mulher.


Informações da Assessoria - Foto/ Imagem de Destaque: Divulgação/ Debora Cristina


Postar um comentário

0 Comentários