A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em parceria com a Cesar School, está transformando a vida de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em Pernambuco por meio da tecnologia. A iniciativa, que une robótica, computação física e capacitação profissional, permite que jovens da semiliberdade desenvolvam habilidades técnicas e socioemocionais essenciais para o futuro.
O curso “Tecnologias para Transformação Social: experimentações de computação física para reintegração de jovens” é ministrado no Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire, com apoio da Cesar School. O objetivo é oferecer educação tecnológica de ponta e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para adolescentes da socioeducação.
Segundo Raissa Braga, presidente da Funase, a capacitação reforça o compromisso da instituição com uma socioeducação transformadora: “Acreditamos que a tecnologia pode ser uma grande aliada na reintegração social, despertando o interesse dos adolescentes e mostrando que o aprendizado pode abrir novas oportunidades”.
O curso combina aulas semanais, revezando entre o Parque Profissionalizante e a Cesar School, garantindo acesso a laboratórios e equipamentos modernos. O tutor e graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Messias Daniel, desenvolve as atividades de forma envolvente, estimulando tanto competências técnicas quanto soft skills nos participantes.
“Queremos mostrar para os adolescentes que este ambiente também é para eles. É possível usar a tecnologia para transformar a própria comunidade”, destaca Messias, que é egresso da Funase e retorna para contribuir com a reintegração de novos jovens.
Os participantes aprendem conceitos de robótica, programação e sistemas digitais, desenvolvendo projetos práticos como carros robôs autônomos. Para Y.T., de 16 anos, a experiência é enriquecedora: “Aprendi a fazer um carro robô do zero. Também gosto de vir para a faculdade, dá para refletir e quem sabe trabalhar aqui um dia”.
A formação evidencia que a socioeducação aliada à tecnologia não é apenas uma capacitação pontual, mas um caminho para transformação social e inserção no mercado de trabalho. Messias ressalta que o verdadeiro impacto ocorre quando há continuidade e acesso a oportunidades após a medida socioeducativa.
Além da formação prática, o curso proporcionará aos adolescentes a chance de participar do Rec’n’Play, evento de tecnologia e inovação, no dia 15 de outubro, às 16h. Os jovens irão competir nas modalidades de robótica, representando a Cesar School e demonstrando suas competências para a sociedade.
A participação no Rec’n’Play fortalece a autoestima dos socioeducandos e evidencia que eles podem competir de igual para igual na área tecnológica. Para a Funase e a Cesar School, iniciativas como esta mostram que a inovação educativa é um caminho real de inclusão social.
O projeto abre portas para novos horizontes, incentivando jovens a sonhar e planejar carreiras em tecnologia. Com foco em capacitação contínua e acompanhamento profissional, a iniciativa pretende se consolidar como programa de educação tecnológica para adolescentes em semiliberdade.
A experiência também serve de inspiração para outros estados, mostrando que a combinação de educação, tecnologia e socioeducação pode gerar transformação social concreta. A robótica se torna, assim, ferramenta de empoderamento e reintegração, provando que cada adolescente tem potencial para construir um novo futuro.
Informações da Assessoria - Foto/ Imagem de Destaque: Cássia Christine / Ascom Funase
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