O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), marcou presença na abertura do ELI Summit Pernambuco 2025, evento promovido pelo Sebrae/PE, que teve início nesta segunda-feira (13), no auditório da instituição, no Recife. A iniciativa, que segue até o dia 15, reúne lideranças, empreendedores, gestores públicos e pesquisadores em uma jornada de três dias dedicada à inovação, integração e fortalecimento dos ecossistemas regionais de desenvolvimento.
Com o tema “Inovação que transforma territórios”, o encontro tem o objetivo de conectar agentes do setor público e privado em torno de práticas que impulsionam o empreendedorismo, a tecnologia e a sustentabilidade. A programação inclui painéis, palestras, oficinas e momentos de networking que estimulam o debate sobre governança, futuro da inovação e políticas de desenvolvimento regional.
Durante a cerimônia de abertura, o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, destacou a importância do evento como um catalisador de conexões e ideias inovadoras. “Todos que estão aqui acreditam, como o Sebrae, na capacidade de desenvolver inovação e tecnologia com foco em fortalecer os territórios pernambucanos. É um movimento de pessoas comprometidas com o desenvolvimento estadual”, afirmou.
Representando a Secti-PE, o secretário executivo de CT&I, Kenys Bonatti, ressaltou o compromisso do governo com a interiorização das ações de ciência e tecnologia. “Uma das prioridades da gestão é discutir inovação de forma regionalizada e descentralizada. Pernambuco é um estado diverso, e essa interlocução é essencial para que o desenvolvimento aconteça em todas as regiões, não apenas na capital”, reforçou.
O primeiro dia do evento contou com a presença do colombiano Santiago Uribe, referência internacional em ecossistemas inovadores e responsável pela transformação de Medellín em um modelo global de desenvolvimento urbano e social. Também participou o secretário executivo da Secretaria de Transformação Digital, Caio Scheidegger, com uma palestra inspiracional sobre melhoria contínua da qualidade dos serviços digitais oferecidos pelo Estado.
Para Conceição Moraes, especialista em inovação do Sebrae/PE, o ELI Summit é mais do que um evento: “É uma jornada de colaboração e aprendizado, um momento em que o Estado se une para pensar o futuro e consolidar uma rede de inovação cada vez mais forte e integrada”, destacou.
Ao final da programação, representantes de todas as regiões de Pernambuco serão selecionados para participar da etapa nacional do ELI Summit, que acontecerá de 4 a 6 de novembro, em Natal (RN), reunindo experiências e soluções de todo o país.
As inscrições para o ELI Summit Pernambuco 2025 continuam abertas e podem ser realizadas pela loja online do Sebrae: pe.loja.sebrae.com.br. O evento reforça o papel estratégico de Pernambuco como referência em inovação, empreendedorismo e transformação digital no Nordeste e no Brasil.
Informações da Assessoria - Foto/ Imagem de Destaque: Divulgação/ Palloma Viana
0 Comentários