“Tarântula Transita” leva humor, circo e resistência ao palco do Teatro Alfredo Mesquita, em São Paulo


A artista circense Vulcanica Pokaropa apresenta o espetáculo “Tarântula Transita” neste fim de semana, dias 18 e 19 de outubro, às 16h, no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana, zona norte de São Paulo. Com entrada gratuita e classificação livre, a montagem mistura circo, humor e crítica social, propondo uma reflexão poética sobre sonhos, adversidades e resistência. No sábado (18), a sessão contará com acessibilidade em Libras.

A narrativa é uma fábula protagonizada por quatro amigas que enfrentam conflitos e desafios em busca de ascensão pessoal e coletiva — uma jornada simbólica sobre superação e colaboração. Com bambolês, malabares, mágica e manipulação de bonecos, o espetáculo cria um universo lúdico e questionador. A obra foi inspirada em estudos sobre a Operação Tarântula, episódio histórico do final da ditadura militar no Brasil, quando pessoas trans foram perseguidas, e transforma essa memória em arte e resistência.

Com 50 minutos de duração, “Tarântula Transita” integra a circulação contemplada pela 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo da Cidade de São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Além das apresentações teatrais, o projeto inclui oficinas de iniciação ao bambolê, um minicurso sobre humor e dissidência e a exibição do documentário “Circo em Transição”, seguido de roda de conversa com a Cia Fundo Mundo.

“Quero levar o espetáculo a diferentes públicos, principalmente àqueles que ainda não conhecem o meu trabalho. Criar essa troca é essencial — conhecer outros artistas, espaços e pessoas interessadas em dialogar com a arte circense e as questões de gênero”, destaca Vulcanica Pokaropa, idealizadora e intérprete da obra.

A artista é performer, poeta e produtora cultural, mestra em teatro pela UDESC e doutoranda em Artes Cênicas pela UNESP. Sua pesquisa investiga a presença de pessoas trans nas artes do corpo. O projeto é realizado pela Lui Castanho Produções Artísticas e por Vulcanica Pokaropa, com direção de Cibele Mateus e sonoplastia de Caê Coragem.

O espetáculo reforça o papel do circo contemporâneo como ferramenta de resistência, celebra a diversidade de corpos e expressões e propõe um diálogo potente entre arte, memória e política.


Serviço:
Espetáculo: Tarântula Transita – com Vulcanica Pokaropa
Datas: 18/10 (com Libras) e 19/10, às 16h
Local: Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1.770, Santana, São Paulo
Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Mais informações: @castanhoproducoes e @vulknik


Informações da Assessoria - Foto/ Imagem de Destaque: Divulgação/ EBF Comunicação


Postar um comentário

0 Comentários