O município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, será o próximo destino da 2ª edição do projeto itinerante Patrimônios de Pernambuco, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A ação, que integra o Programa de Educação Patrimonial do Governo do Estado, chega ao Espaço Cultural Mauro Mota com abertura oficial na terça-feira (17), às 19h, na faculdade Aesa. O evento contará com a presença dos técnicos André Cardoso e Rivaldo Casado, além de apresentação cultural do grupo local Coco Fulô do Barro.
A mostra é gratuita e ficará aberta à visitação até 29 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos fins de semana, das 8h às 12h. Com recursos de acessibilidade (Libras, braille, audiodescrição e legendas), a exposição apresenta os patrimônios materiais, imateriais, vivos e ferroviários de Pernambuco por meio de painéis, vídeos, QR Codes, quebra-cabeças interativos e um grande mapa cultural do estado.
Além da exposição, o projeto oferece a formação “Metodologias participativas de identificação, estudos e difusão de referências culturais”, destinada a professores, gestores e agentes culturais. A capacitação busca estimular o reconhecimento e valorização de referências locais, conectando a Fundarpe às iniciativas de preservação em cada cidade.
Após Arcoverde, o projeto seguirá por mais oito municípios, entre eles São João, São José do Belmonte, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia, Belo Jardim, São José do Egito, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. A proposta é fortalecer a interiorização das políticas públicas de preservação cultural em todas as regiões de desenvolvimento do estado. A ação reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a memória, identidade e diversidade dos bens culturais reconhecidos e em processo de valorização.
Informações da Assessoria - Foto/ Imagem: Eduardo Cunha/Secult-PE
0 Comentários