Refletir sobre as múltiplas dimensões da maternidade, as perdas gestacionais e os diferentes processos de enlutamento vividos por mulheres. Com esse propósito, o VIII Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia realiza nesta quinta-feira (30/10), das 8h30 ao meio-dia, o debate “Maternidades e Lutos”, com acesso gratuito e aberto ao público, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro, Fortaleza).
A atividade reúne nomes como a médica obstetra Liduína Rocha, a jornalista Sara Goes, a historiadora e escritora Nina Rizzi, a professora e escritora Glória Diógenes e a deputada estadual Larissa Gaspar, em uma mesa voltada à escuta e ao compartilhamento de histórias sobre o luto perinatal e outros enlutamentos que atravessam a experiência da gestação, do parto e do puerpério.
Segundo a dra. Liduína Rocha, o debate propõe um diálogo franco com a sociedade sobre os Direitos Humanos e Reprodutivos das mulheres em contextos de perda e transformação. “A sala da Socego é um espaço de acolhimento para refletir sobre os lutos gestacionais e as novas maternidades possíveis. Discutiremos também a nova Lei do Luto Perinatal, sancionada recentemente pelo Governo Federal, e o papel do Estado no amparo a essas mulheres”, explica.
Além do aspecto físico da perda, a discussão abordará os lutos simbólicos e estruturais da maternidade, como as desigualdades de gênero e o isolamento social no pós-parto. “Quando nasce uma criança, nasce uma mãe. Mas o que nela morre? O que a maternidade e o puerpério silenciam?”, questiona Liduína, convidando o público a participar com relatos e reflexões pessoais.
O VIII Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, promovido pela Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego), acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, celebrando os 60 anos da entidade. De acordo com a presidente da Socego, dra. Sammya Bezerra, a programação reúne palestrantes locais e nacionais, com foco na atualização científica e na valorização da prática humanizada no cuidado à saúde da mulher.
O evento reforça o compromisso da Socego com o diálogo interdisciplinar e o acolhimento, destacando que compreender o luto também é parte essencial do processo de cuidar.
Informações da Assessoria - Foto/ Imagem de Destaque: Freepik

0 Comentários