Inclusão digital e ensino tecnológico são prioridades do BRICS em 2025


Brasília foi palco, na última semana, da 12ª Reunião dos Ministros da Educação do BRICS — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Com foco na cooperação internacional em educação profissional e tecnológica, o encontro resultou em um importante acordo para ampliar a rede de universidades do bloco e incentivar o uso ético da inteligência artificial (IA) no ensino.

O evento foi liderado pelo ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, e contou com a participação da senadora Teresa Leitão (PT-PE), presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado, como convidada especial. Leitão defendeu a inclusão digital como ferramenta essencial para reduzir desigualdades educacionais nos países em desenvolvimento.

“A tecnologia precisa estar acessível a todos os nossos jovens. É preciso garantir políticas públicas que promovam uma inserção digital solidária, inclusiva e sustentável”, afirmou a senadora durante seu discurso. Ela também destacou que o avanço tecnológico, embora necessário, ainda aprofunda disparidades no acesso à educação de qualidade.

Os representantes dos países membros reforçaram a importância da educação profissional e técnica para preparar as novas gerações diante das rápidas transformações do mercado de trabalho. A adoção de ferramentas digitais e a capacitação tecnológica foram apontadas como prioridades para os próximos anos.

O Brasil, segundo Teresa Leitão, tem desafios significativos nesse campo, mas o debate internacional oferece oportunidades de alinhamento estratégico com outros países. A senadora espera que as diretrizes discutidas na reunião integrem o novo Plano Nacional de Educação, em fase de elaboração, como forma de fortalecer um sistema educacional mais justo, democrático e preparado para os desafios do século XXI.


* Informações da Assessoria de Imprensa - Foto/ Imagem: Luís Fortes/MEC



Postar um comentário

0 Comentários