O Governo de Pernambuco está garantindo, em 2025, que o São João seja acessível para todos. Através do programa PE Conduz, coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), em parceria com a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), pessoas com deficiência física, especialmente usuárias de cadeira de rodas, terão acesso gratuito e seguro às festas juninas em todo o estado.
Durante todo o mês de junho, vans adaptadas com suporte técnico especializado circularão em rotas especiais, levando os usuários para os principais polos juninos de Pernambuco, com destaque para eventos no Shopping Tacaruna (Recife), camarotes de Caruaru (Pátio do Forró e Alto do Moura), Santa Cruz do Capibaribe, Bezerros (Serra Negra), Vitória de Santo Antão, Riacho das Almas e o Museu do Estado. Todos os locais contam com estrutura acessível e áreas reservadas para acolher o público com deficiência e mobilidade reduzida.
As ações fazem parte do programa Pernambuco Acessível, iniciativa estadual que amplia o acesso de pessoas com deficiência à cultura, à mobilidade e aos serviços públicos. Com dezenas de saídas previstas ao longo do mês, os deslocamentos são realizados com total segurança e acompanhamento técnico, proporcionando autonomia, conforto e dignidade.
“O São João é uma das festas mais tradicionais do Brasil e precisa ser vivido com inclusão. Levar acessibilidade a esses espaços é uma forma de garantir direitos e celebrar com equidade”, afirma o superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Marcos Gervasio.
Para mais informações sobre os trajetos, agendamentos e suporte, a SEAD disponibiliza o telefone 0800 281 0312 e o e-mail sead.sjdh@gmail.com. A expectativa do Governo de Pernambuco é de que centenas de pessoas com deficiência participem das festas juninas com liberdade e alegria.
Com a iniciativa, o estado reafirma seu compromisso com a cidadania, a inclusão social e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à acessibilidade.
Informações da Assessoria - Foto/ Imagem: Divulgação/ Laiz Calado
0 Comentários