O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realizou, nesta quarta-feira (30), uma nova fiscalização no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife, e constatou superlotação e grave déficit de profissionais de enfermagem nos setores de obstetrícia. A ação reforça denúncias de pacientes sobre demora no atendimento e confirma a insuficiência de leitos e equipe, especialmente para gestantes em situação de risco.
A equipe do Coren-PE, composta por integrantes do Departamento de Fiscalização e da Procuradoria Jurídica, inspecionou os setores de triagem obstétrica, centro de parto normal, pré-parto, centro obstétrico e enfermaria pediátrica. Na triagem, foram identificadas 13 pacientes para apenas cinco leitos. O setor de pré-parto, com capacidade para 17 mulheres, abrigava 28 gestantes e oito recém-nascidos.
Entre os relatos colhidos, está o de uma jovem de 25 anos, com 38 semanas de gestação e diagnóstico de pré-eclâmpsia, que permaneceu mais de 24h em uma sala improvisada. Outros casos envolvem uma recepcionista diabética de 29 anos, uma adolescente de 17 anos com mais de 40 semanas de gravidez e uma dona de casa que passou a noite sentada, mesmo em trabalho de parto induzido.
Segundo a chefe da Divisão de Fiscalização do Coren-PE, Drª Ravena Ferreira, o cenário compromete a segurança da assistência prestada e acarreta sobrecarga aos profissionais. “É evidente a ausência de parâmetros mínimos de segurança técnica nas escalas. A falta de cobertura de férias e realocação constante de profissionais intensificam o risco de erros”, afirmou.
A autarquia estima a necessidade urgente da contratação de ao menos 15 profissionais, entre enfermeiros e técnicos. O IMIP tem até o final de agosto para se adequar às exigências legais. O Coren-PE já obteve decisão judicial, em 2022, que obriga a regularização do quadro profissional. A Procuradoria Jurídica do Conselho vai peticionar a Justiça Federal para garantir o cumprimento imediato da decisão. A fiscalização integra um processo contínuo iniciado ainda em junho deste ano.
Informações da Assessoria - Foto/ Imagem de Destaque: Everson Teixeira
0 Comentários