Chuvas intensas e vendaval ameaçam 52 municípios de Alagoas


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) renovou nesta sexta-feira (22) o alerta amarelo de chuvas intensas para 52 municípios de Alagoas — em vigor até às 10h de sábado (23) — e, ao mesmo tempo, emitiu um alerta de vendaval, também na cor amarela, para quatro cidades do Sertão. A previsão indica chuvas com intensidade entre 20 a 30 mm por hora, podendo acumular até 50 mm ao longo do dia, acompanhadas por ventos fortes de 40 a 60 km/h. Isso representa um cenário de perigo potencial — um alerta que exige atenção redobrada da população, sobretudo nas áreas com risco de alagamentos, deslizamentos, queda de galhos e corte de energia elétrica .

Municípios em risco de chuvas intensas:

Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Capela, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Ibateguara, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.

Municípios sob alerta de vendaval:

No Sertão alagoano, os municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Mata Grande e Pariconha estão na mira dos ventos fortes, com possibilidade de rajadas de 40 a 60 km/h, ampliando o risco de queda de galhos e danos a infraestruturas leves.

Recomendações importantes do INMET:

Evite abrigar-se sob árvores durante rajadas de vento, para prevenir acidentes e quedas causadas por galhos ou descargas elétricas.

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem se soltar com a força dos ventos.

Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada em situações de instabilidade, para reduzir o risco de danos e choques elétricos.

Em caso de emergência, contate imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.


Informações da Assessoria - Foto/ Imagem de Destaque: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


Postar um comentário

0 Comentários