Programa “Ambiente +” abre inscrições para projetos de educação ambiental em escolas públicas


Termina nesta sexta-feira, 15 de agosto, o prazo para inscrições no programa “Ambiente +”, que reconhece e valoriza projetos de Educação Ambiental desenvolvidos por escolas da rede pública estadual de Pernambuco. A iniciativa é promovida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas-PE) e Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line pela Plataforma Ambiente +, por meio de formulário específico. O passo a passo para participar está disponível no link oficial: https://ambientemais.pe.gov.br/site/inscricao-wrapper/como-fazer-a-inscricao.

Para participar, é necessário informar dados do professor responsável, da unidade educacional e do projeto. As propostas devem seguir princípios de Educação Ambiental e atender aos parâmetros pedagógicos de interdisciplinaridade, transversalidade, aplicabilidade, viabilidade econômica e perspectiva de continuidade.

O programa define dez eixos temáticos:

  1. Alimentação sustentável

  2. Biodiversidade

  3. Cultura oceânica

  4. Mudanças climáticas

  5. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

  6. Prevenção de doenças

  7. Proteção de ecossistemas

  8. Recursos hídricos

  9. Resíduos sólidos

  10. Unidades de conservação

Cada Gerência Regional de Educação poderá inscrever até 10 escolas. Todos os projetos serão acompanhados e monitorados por equipes técnicas da CPRH, Semas-PE e SEE-PE.

No resultado final, 16 projetos — um de cada região do Estado — serão premiados com o troféu “Ambiente + 2025”. As demais propostas receberão certificado de participação. A lista com as maiores pontuações será divulgada em 18 de novembro. A entrega dos troféus e certificados ocorrerá na primeira quinzena de dezembro.

Em sua quarta edição, o programa foi criado para fortalecer o ensino formal e não formal, incentivando práticas que promovam a preservação ambiental e o engajamento das comunidades escolares.


Informações da Assessoria - Foto/ Imagem de Destaque: Divulgação/ Richard Xavier


Postar um comentário

0 Comentários