Recife se transforma em capital da arte contemporânea com a ART.PE 2025


Desta quinta, dia 9, a domingo (12 de outubro de 2025), Pernambuco será o grande palco da arte contemporânea com a realização da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco – ART.PE, que chega à sua quarta edição reunindo 40 galerias nacionais e internacionais, quatro museus convidados, artistas, colecionadores, curadores e o público em geral no Recife Expo Center. O evento promete transformar o Recife no epicentro da arte brasileira e internacional, com uma programação que une arte, design, gastronomia e turismo cultural.

Organizada pela Archi Cultural, a ART.PE 2025 traz direção artística de Beth da Matta, Mônica Bouqvar e Filipe Campello, que assinam a curadoria da Arena ART.PE, espaço dedicado a talks, oficinas e lançamentos. A feira ganha reforço de instituições de peso, como o MASP e o Instituto Inhotim, que participam pela primeira vez, além da criação do Prêmio Selo Mandacaru, idealizado pelo Instituto Mandacaru, e do Prêmio de Residência Artística LABVERDE, na Amazônia.

Segundo Diogo Viana, diretor-geral da feira, o evento reflete o momento de valorização da produção artística do Nordeste. “A ART.PE oferece um espaço estruturado, respeitoso e potente para a arte circular e dialogar com o mundo”, afirma. A expectativa é receber mais de 15 mil visitantes durante os quatro dias, fortalecendo o Recife como destino de turismo cultural de alto nível.

Além das exposições e dos espaços dedicados a galerias e colecionadores, o público poderá conhecer uma mostra de design autoral com 15 nomes do mobiliário contemporâneo, além de curtir áreas gastronômicas, livrarias e lojas de arte. Parte da programação será gratuita, em uma área aberta da feira, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à arte.

A agenda inclui encontros com curadores e artistas renomados, leituras de portfólios, lançamentos editoriais e debates sobre sustentabilidade, mercado de arte, design e curadoria. Entre os confirmados estão o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), a Oficina Francisco Brennand e as editoras Celeste e Propágulo, além de artistas e instituições de diferentes regiões do país.

Durante o evento, será lançado um mapa cultural do Recife, com roteiros por museus, galerias e ateliês, incentivando o turismo criativo. Para o diretor Diogo Viana, “a feira traduz o potencial cultural de Pernambuco em uma plataforma acessível e transformadora”.

Com uma programação intensa, a ART.PE 2025 se consolida como uma das principais feiras de arte do Brasil, fortalecendo o diálogo entre arte, cidade e vivência contemporânea.


Serviço
ART.PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco | @art_pe
De 9 a 12 de outubro de 2025
Recife Expo Center – Cais Santa Rita, 156, São José – Recife/PE
Quinta a sábado: 13h às 20h | Domingo: 13h às 18h
Ingressos: Sympla


Informações da Assessoria - Foto/ Imagem de Destaque: Divulgação/ Marcela Sotero


Postar um comentário

0 Comentários