O projeto Educquilombo – Educação Escolar Quilombola, realizado pelo Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), entra em nova etapa com foco nos Planos Municipais de Educação (PMEs). Agora chamado Educquilombo nos PMEs, o projeto tem como objetivo fortalecer a pauta da Educação Escolar Quilombola nos novos planos decenais, garantindo que as demandas das comunidades quilombolas sejam contempladas nos documentos que norteiam a política educacional dos municípios.
A nova edição é desenvolvida em parceria com a Coordenação Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco (CEACQ), com o apoio do Fundo Malala no Brasil e acompanhamento da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). A iniciativa atua em oito municípios: Bom Conselho, no Agreste, e Betânia, Carnaíba, Custódia, Mirandiba, Orocó, Salgueiro e Serra Talhada, no Sertão.
Com previsão de conclusão em novembro de 2026, o projeto iniciou suas ações internas em novembro de 2024. Entre os principais objetivos estão a incidência política, a mobilização de parceiros estratégicos e a construção de instrumentos político-pedagógicos que subsidiem a inclusão da Educação Escolar Quilombola nos PMEs.
Entre as atividades em andamento estão oficinas de Comunicação e Educação com jovens quilombolas de Mirandiba, articulação com o movimento quilombola a nível local e nacional, e participação em audiências públicas sobre os Planos de Educação.
O Educquilombo nos PMEs dá continuidade ao trabalho realizado entre 2019 e 2024, que resultou na Lei Municipal Nº 683/2020 em Mirandiba — marco legal que institui as Diretrizes Curriculares da Educação Quilombola no município com maior número de comunidades remanescentes de quilombo em Pernambuco.
A atuação do CCLF se destaca por seu histórico no fortalecimento de sujeitos periféricos e tradicionais. Fundada em 1972, a organização atua nos campos dos Direitos Humanos, Comunicação, Cultura e Educação. Entre suas frentes, destacam-se a Biblioteca Solar de Ler e a TV Viva, primeira TV a céu aberto da América Latina.
Em meio ao debate nacional sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), o projeto surge como uma ação concreta de advocacy para garantir a representatividade quilombola na política pública educacional, contribuindo para o enfrentamento do racismo estrutural e a valorização das identidades negras.
* Com informação da Assessoria e imagem de Comunicação/CCLF e Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação de Mirandiba
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