Nesta sexta-feira (30), o Real Hospital Português (RHP), no Recife, promove o 1º Simpósio de Cardiologia da Mulher, evento inédito em Pernambuco dedicado exclusivamente à discussão dos desafios e peculiaridades das doenças cardiovasculares no público feminino. Com início às 13h30, no Salão Nobre do RHP, o simpósio reúne profissionais de saúde de diversas especialidades em uma abordagem multidisciplinar, atualizada e integrada sobre os cuidados com o coração da mulher.
Apesar dos avanços da medicina, as doenças cardiovasculares ainda são majoritariamente estudadas sob uma perspectiva masculina, o que impacta negativamente a prevenção, diagnóstico e tratamento em mulheres. O simpósio pretende mudar esse cenário, destacando as diferenças biológicas, hormonais e clínicas que influenciam diretamente na manifestação e evolução das cardiopatias femininas.
A programação contempla as diferentes fases da vida da mulher — da juventude à terceira idade — e inclui temas como climatério, menopausa, fibrilação atrial, valvulopatias, anticoagulação em idosas e cuidados com gestantes cardiopatas. Um dos destaques será a miniconferência sobre mapeamento genético e prevenção cardiovascular em mulheres com histórico de câncer de mama, além de um estudo de caso sobre hipertensão gestacional, uma das principais causas de mortalidade materna no Brasil.
O evento contará com a participação de especialistas como Alexandre Lucena, Orlando Medeiros, Diogo Soares e Kessia Paiva, que estarão à frente de duas mesas-redondas e debates clínicos voltados ao aprimoramento das práticas médicas e ao fortalecimento do olhar especializado sobre a saúde da mulher.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3Hp8D5s. Profissionais da saúde, estudantes e interessados no tema são convidados a participar dessa iniciativa pioneira, que reforça a importância da equidade de gênero na medicina cardiovascular.
* Com informação da Assessoria e imagem de divulgação/ Paulo Feijó
0 Comentários