Ceasa-CE ganha reconhecimento nacional por combater o desperdício de alimentos


O Ceará ganhou reconhecimento nacional com a Ceasa-CE e o Programa Mais Nutrição sendo citados como casos de sucesso na publicação técnica do Ceasa Desperdício Zero, lançada durante o Prêmio Pacto Contra a Fome, no início de novembro, em São Paulo. A iniciativa, que integra esforços do Instituto Pacto Contra a Fome, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), reúne experiências de todo o país na luta contra o desperdício e pela segurança alimentar.

O Mais Nutrição é uma ação do Governo do Ceará, executada pela Secretaria da Proteção Social (SPS), em parceria com a Ceasa-CE e outras instituições. Criado em 2019, o programa atua no aproveitamento de alimentos que, embora não atendam aos padrões de comercialização, estão em perfeitas condições para consumo. Esses produtos são doados pelos permissionários dos entrepostos da Ceasa-CE em Maracanaú e Barbalha e passam por um rigoroso processo de triagem e reaproveitamento.

Os alimentos selecionados são destinados a instituições sociais in natura, ou transformados em polpas de frutas e sopas desidratadas, garantindo qualidade nutricional e aproveitamento integral. Atualmente, o programa atende 149 instituições cadastradas nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e do Cariri, beneficiando mais de 54 mil pessoas. A iniciativa conta com o apoio direto de 206 permissionários que, juntos, ajudam a transformar o que seria descartado em refeições para quem mais precisa.

A Ceasa-CE é uma das referências nacionais no movimento por uma Ceasa Desperdício Zero, que tem como princípio central impedir que alimentos sejam destinados a aterros, esgotos ou incineração. Em vez disso, eles ganham um novo destino, chegando à mesa de famílias em situação de vulnerabilidade.

Além do Ceará, o projeto reconheceu também as boas práticas das Ceasas do Pará, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, formando uma rede nacional de combate à fome e ao desperdício.

Com resultados expressivos, o Mais Nutrição mostra que sustentabilidade e solidariedade podem caminhar juntas. A iniciativa reforça o papel do Ceará como exemplo de gestão pública inovadora e comprometida com a justiça social, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.


Informações da Assessoria - Foto/ Imagem de Destaque: Divulgação/ Helena Demes


Postar um comentário

0 Comentários